O dia em que Tadej Pogacar dizimou a concorrência em pleno Tour de France

19 de setembro de 2020. À primeira vista pode não dizer nada mas foi neste dia que Tadej Pogacar fez a remontada, assaltando a liderança de Primoz Roglic no Tour de France, ficando com a maillot jaune a apenas um dia do fim. Uma exibição do outro mundo do esloveno de 22 anos, que nunca tinha mostrado tal habilidade no contra-relógio individual.



O ciclista da UAE Team Emirates fazia a estreia na Volta a França, já tinha duas etapas no bolso (Laruns e Grand Colombier) mas o tudo ou nada era jogado na La Planche de Belles Filles. 57 segundos separavam Roglic de Pogacar, com vantagem para o primeiro e, nem nos piores cenários, o corredor da Jumbo-Visma pensava em perder a liderança.

Numa fase inicial predominantemente plana, a surpresa já se começava a fazer sentir. Pogacar começava, aos poucos, a recuperar tempo para o seu compatriota mas foi na derradeira subida que a machada final foi dada. Pogacar voou La Planche de Belles Filles acima, terminando com o melhor tempo da subida e vencendo o contra-relógio. O seu esforço foi tão arrasador que derrotou Tom Dumoulin e Richie Porte por 1:21 e Primoz Roglic por 1:56! Na geral, o jovem esloveno era líder, liderança que iria manter no dia seguinte para se confirmar como vencedor do Tour de France na sua primeira aparição. Esta exibição monstruosa valeu-lhe, também, a confirmação da classificação da juventude e a vitória na classificação da montanha. Brutal!




Foi por tudo isto que os nossos leitores elegeram este triunfo como o melhor da temporada. A vitória de Tadej Pogacar arrecadou 179 votos (75% do total), contra os 16 de Mathieu van der Poel no Tour de Flandres e os mesmos 16 de Peter Sagan no Giro. Terminamos, desta forma, as nossas sondagens pelo que não poderíamos deixar de agradecer aos nossos leitores pelos votos.




, , , , ,